BIOMASSA - CAT ASSISTÊNCIA

CALDEIRAS A PELLETS

Hoje, são muitas as respostas tecnológicas para obter conforto térmico através do aquecimento.

Cabe normalmente ao consumidor escolher. Ele constrói as suas opções, antes de mais, pela experiência pessoal, depois pela influência dos mais próximos com as informações que chegam todos os dias pela televisão, jornais e revistas.

O poder de compra de cada um, a capacidade de corresponder ao conforto desejado, o custo do investimento inicial e os custos de consumo e manutenção, são critérios que pesam sempre nestas decisões. Mas a consciência do cidadão responsável acrescenta um outro, cada vez mais determinante: o impacto ambiental.

Biomasa vs. combustíveis fosseis

Os combustíveis fosseis emitem grandes quantidades de CO2 durante a sua combustão. A biomassa, em troca, liberta a mesma quantidade de CO2 ao arder segundo o seu curso natural de decomposição na floresta. Estas baixas emissões obtêm-se utilizando equipamentos de biomassa eficientes. De este modo, o ciclo de CO2 funciona e fica equilibrado, pois o CO2 libertado durante a combustão de biomassa é aproveitado por árvores e outra vegetação para continuar seu ciclo vital.

A biomassa é uma importante fonte de energia renovável. As florestas têm que ser limpas e tratadas, para que sejam sãs e para que se possam prevenir incêndios.

Com a limpeza conseguem-se enormes quantidades de lenha e outros resíduos que se podem aproveitar para o aquecimento. A biomassa é uma excelente alternativa aos combustíveis fósseis, que são mais caros e mais poluentes.

Os pellets de madeira para aquecimento são granulados cilíndricos com 6 a 8 mm de diâmetro e 10 a 40 mm de comprimento, provenientes de restos florestais ou de serrações, tratados industrialmente, compactados e secos para combustão. Por cada tonelada, contêm uma energia calorífica que pode atingir os 4,8 MWh. Existem diversos equipamentos que permitem o aproveitamento deste recurso para aquecimento das habitações, nomeadamente recuperadores de calor, salamandras e caldeiras, que oferecem rendimentos extraordinários.

Este combustível é considerávelmente mais económico que os combustíveis fosseis e existe uma menor dependência das trocas continuas no preço dos outros combustíveis.

Quanto à segurança cabe destacar que, em caso de fuga, não existe nenhum risco para a saúde, já que se trata de um combustível não tóxico.

Usando pellets contribuimos para a redução considerável na emissão de gases de efeito de estufa e se fomenta a limpeza de florestas, já que os resíduos de podas limpas se podem utilizar para fabricar este tipo de combustível.

Usando Estilha estamos a contribuir para reduzir considerávelmente a emissão de gases de efeito de estufa e fomentamos a limpeza das florestas reduzindo o risco de incêndios, já que os resíduos se podem utilizar para fabricar este tipo de combustível.

Além de melhorar as florestas e montes do seu entulho, deve-se destacar também que é um combustível local, o que reflete diretamente na estabilidade do seu preço, e eleva a criação de emprego local.

O dimensionamento das caldeiras, dos sistemas de transporte e da automatização na extração de cinzas permite poder trabalhar com uma estilha florestal 6100 a uns 50% de humidade.

A lenha é desde há milhares de anos o combustível de biomassa mais conhecido e utilizado para diversos fins, nomeadamente como fonte de climatização.

Actualmente existem sistemas muito eficientes, com rendimentos energéticos muito elevados, de baixo consumo e, por isso, muito económicos, que permitem o aproveitamento deste recurso para o aquecimento das habitações, oferecendo um conforto extraordinário.